- Como surge uma variação ?
- Como é transmitida uma variação hereditária ?
Em meados do século XX surgiu uma teorian evolucionista mais consistente que ficou conhecida como a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo, que pode resumir-se nos seguintes aspectos:
- Os cromossomas são estruturas que transportam os genes responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres dos indivíduos.
- A ocorrência de mutações, génicas e cromossómicas, aumenta a variabilidade genética, podendo conduzir ao aparecimento de novos genes responsáveis por novas características.
- A meiose, durante a qual ocorre a separação dos cromossomas homólogos e o crossing-over, conduz ao aparecimento de novas combinações genéticas nos gâmetas.
- A fecundação dá origem a uma descendência com múltiplas combinações genéticas, o que se reflecte numa elevada variabilidade de carcterísticas.
- A selecção natural actua sobre a grande variedade de descendentes dentro da população, que é assim influenciada pelo meio ambiente.
- As populações podem, assim, ver alterado o seu fundo genético, ou seja, o conjunto de genes que caracteriza a população, evoluindo de uma forma lenta e gradual.
Reflexão: De uma maneira geral, o neodarwinismo é uma reformulação do darwinismo à luz dos conhecimentos da genética. Esta teoria, consiste basicamente nos conceitos de mutação, variedade genética, selecção natural e isolamento geográfico e reprodutivo, sendo mutação uma alteração na sequência de bases do DNA. É de salientar que apenas as mutações que ocorrem nas células reprodutoras têm importância evolutiva. Normalmente as mutações são prejudiciais para o ser em questão, no entanto quando estas são benéficas espalham-se por selecção natural e contribuem para a adaptação do organismo e transformação da espécie. A reprodução sexuada confere uma maior variedade genética às populações, aumentando assim a velocidade do processo evolutivo e consequentemente, uma maior facilidade na adaptação da espécie a ambienets diferentes.
0 comentários:
Enviar um comentário