" Nada na Biologia faz sentido se não for à luz da evolução "

Dobzhansky

domingo, 10 de janeiro de 2010

Argumentos a favor do evolucionismo *

- Anatomia comparada

A anatomia comparada investiga as similaridades e as diferenças entre organismos nas suas estruturas ósseas e em outras partes do corpo. A correspondência entre algumas estruturas é muito próxima entre alguns organismos, mas torna-se menos próxima à medida que os organismos se encontram menos próximos na sua história evolutiva. A similaridade entre estruturas prova, não apenas a evolução, como também ajuda a reconstruir a filogenia, ou história evolutiva dos organismos.

Estruturas homólogas: são orgãos que têm a mesma origem, a mesma estrutura básica e posição idêntica no organismo, podendo desempenhar funções diferentes. Têm uma aevolução convergente.

Estruturas análogas: são orgãos que têm origem, estrutura e posição relativa diferentes, desenpenhando uma mesma função. Este fenómeno conduz a uma evolução convergente.

Estruturas vestigiais: são orgãos que resultam da atrofia de um orgão primitivamente desenvolvido. Exemplos destes orgãos no ser humano são o apêndice intestinal e o dente do siso.





- Dados Bioquímicos

A biologia molecular surgiu em meados do século XX , esta nova área de estudos trouxe à luz a natureza do material hereditário e o "trabalhar" de organismos a nível molecular e enzimático. Hoje em dia a biologia molecular fornece os dados mais evidentes a favor da evolução.
Sabe-se hoje que o ADN e as enzimas governam todos os processos biológicos e retêm informação acerca dos ancestrais dos organismos. Esta informação tornou capaz a reconstrução de acontecimentos evolutivos previamente desconhecidos.
Basicamente a biologia molecular examina as sequências de ADN e proteínas de diferentes espécies. As espécies que apresentam maior percentagem de sequências de ADN compartilhadas estão mais próximas do que espécies que apresentem percentagens menores.





- Argumentos Paleontológicos
Fósseis são restos ou vestígios da actividade de ser vivos pré-históricos que ficaram preservados em rochas sedimentares, ou "presos" em matéria orgânica.
- Foram descobertos fósseis que representam a maioria dos grupos que existem actualmente, assim como também fósseis que representam grupos que actualmente se encontram extintos, o que contraria a ideia de imutabilidade das espécies.
- A descoberta de séries ou sequênciasde fósseis ilustram as modificações sofridas ao longo de um processo evolutivo por determinados grupos.
- A existência de fósseis de transição sugere a existência de antepassados comuns para diferentes grupos de seres vivos. Estes fósseis apresentam características de dois grupos distintos, como por exemplo, o Archaeopteryx, que apresenta caracteres comuns aos Répteis, dentes e escamas, e às Aves, penas e asas.





- Argumentos Citológicos


A teoria celular afirma que todos os seres vivos são constituídos por células. O facto de existir uma certa uniformidade nos processos e mecanismos celulares dos seres dos vários reinos, como a mitose e a meiose, constitui também um forte argumento a favor de uma origem comum para os seres vivos.

0 comentários:

Enviar um comentário