" Nada na Biologia faz sentido se não for à luz da evolução "

Dobzhansky

domingo, 6 de junho de 2010

Tipos de Metamorfismo *

Entende-se por metamorfismo com sendo o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações físicas e químicas sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra. Estas alterações ocorrem no estado sólido, pois a pressão é superior à temperatura.

  • Metamorfismo regional: as rochas pré-existentes não são modificadas por um aumento de pressão superior ao aumento de temperatura e de tensões não-litostáticas. Está relacionado com limites convergentes, onde se verificam altas temperaturas e pressões. Exemplos: ardósia, filito, micaxisto e gnaisse.
  • Metamorfismo de contacto: está directamente relacionado com as intrusões magmáticas. Como estão a temperaturas muito elevadas, causam uma instabilidade nos minerais das rochas envolventes à inclusão magmática. Essa instabilidade vai levar ao rearranjo estrutural dos minerais, formando novas ligações químicas, formando, então, novos minerais. Exemplos: corneana, quartzito e mármore.


0 comentários:

Enviar um comentário