" Nada na Biologia faz sentido se não for à luz da evolução "

Dobzhansky

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fossilização *

Entende-se por fósseis como sendo vestígios de seres vivos ou da sua actividade que, num determinado momento da História da Terra viveram no nosso Planeta. Para que os restos orgânicos possam conservar-se e cheguem a fossilizar é necessário que após a morte, o organismo seja rapidamente incluído num material protector que o preserve dos agentes que iriam provocar a sua decomposição. Os principais processos de fossilização são:

  • Mumificação: é um processo muito raro em que se verifica a conservação completa de indivíduos, incluindo os seus tecidos moles. A inclusão num meio asséptico facilita este tipo de fossilização. Exemplos: mamutes conservados no gelo; insectos conservados em âmbar.


  • Mineralização: fossilização frequente que se verifica na maioria dos fósseis de partes duras dos organismos, como ossos ou conchas. A matéria orgânica do organismo é substituída por matéria mineral.

  • Impressões orgânicas: caracteriza-se pela ausência do organismo que fossiliza, o qual se encontra representado na rocha por um molde das características morfológicas externas ou do interior das cavidades.


  • Marcas ou incnofósseis: está ausente qualquer parte do organismo fossilizado, o qual se encontra representado apenas por vestígios da sua actividade. Exemplos: pistas de locomoção de animais; vestígios fossilizados das actividades nutritiva e reprodutora.

0 comentários:

Enviar um comentário