" Nada na Biologia faz sentido se não for à luz da evolução "

Dobzhansky

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Modelo endossimbiótico *

O modelo endossimbiótico, é uma das hipóteses do aparecimento dos seres eucariontes, relacionando-se com a sua origem. De acordo com este modelo a célula eucariótica surge a partir de várias células procarióticas que se associam numa relação simbiótica, sofrendo alterações durante essa relação. Uma célula procariótica ancestral terá capturado outras células procarióticas com benefício mútuo para todas as participantes. Mais tarde, cada uma destas células procarióticas especializou-se no sentido dos diferentes organitos membranares da célula eucariótica. O facto de cloroplastos e mitocôndrias possuirem DNA e ribossomas semelhantes ao dos procariontes, apresentarem as suas membranas internas e dividirem-se independentemente da célula que os contém faz com que este seja o modelo mais aceite.

Refexão: O modelo endossimbiótico é o modelo actualmente mais aceite, pois há factos que o fundamentam, tais como:

As mitocôndrias e os cloroplastos assemelham-se a bactérias na forma, tamanho e estrutura; estes organelos também produzem as suas membranas internas, e dividem-se independentemente da célula e ainda contêm DNA em moléculas circulares não associadas a proteínas. Os seus ribossomas são mais parecidos com os da célula procariótica e além de tudo isto, actualmente, encontram-se associações simbióticas entre bactérias e alguns eucariontes.

No entanto, há muitos aspectos da organização eucariótica para os quais este modelo ainda não apresenta respostas consensuais, como a origem do núcleo e dos restantes organelos membranares, havendo assim quem sugira processos autogénicos para explicar a origem destes constituintes.

0 comentários:

Enviar um comentário