" Nada na Biologia faz sentido se não for à luz da evolução "

Dobzhansky

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lamarck *

Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois os seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.
Foi Lamarck quem começou a usar o termo “biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos. As suas teorias eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.



- Lei do uso e desuso

A necessidade cria o orgão apropriado e a função modifica-o, isto é, os órgãos que são pouco utilizados durante a vida de um animal vão, com o passar do tempo, atrofiando e perdendo suas funções até desaparecer. Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções para a sobrevivência são fundamentais, tendem a ganhar força e a desenvolverem-se de forma proporcional ao tempo utilizado. Para explicar esta teoria, Lamarck utilizou o exemplo das girafas. Estes animais, necessitando obter seus alimentos no topo de árvores altas, fortaleciam com o tempo (de gerações para gerações) o pescoço e, por isso, tinham esta parte do corpo bem desenvolvida.





- Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos


Lamarck afirmava que o meio ambiente estava permanentemente sofrendo modificações e evoluções. Logo, o corpo dos seres vivos possuíam a capacidade de transformação com o objetivo de se adaptarem às mudanças do meio ambiente. As transformações adquiridas por uma espécie seriam transmitidas para o seus descendentes. Com o passar de gerações (milhões de anos) as espécies vão acumulando transformações, dando origem a novos grupos de seres vivos. Em suma, as modificações do meio ambiente vão “forçando” e gerando necessidades de transformações anatômicas, orgânicas e comportamentais nas espécies.




Reflexão: Não discordo totalmente com Lamarck, no entanto factos como não se conseguirem testar a " necessidade de adaptação " ou " procura de perfeição " e o facto de as modificações provenientes do uso e desuso dos orgãos serem adaptações individuais, tiram um pouco de credibilidade aos seus fundamentos.

0 comentários:

Enviar um comentário