" Nada na Biologia faz sentido se não for à luz da evolução "

Dobzhansky

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ciclo Celular *

Designa-se por ciclo celular, o crescimento e a divisão da célula de forma contínua e repetitiva. Então, este é o conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas.
Existem duas fases no ciclo celular: a interfase, onde ocorre a duplicação do material genético e sendo o período entre o fim da divisão celular e o início da seguinte; e a fase mitótica, onde ocorre a mitose (divisão do núcleo) e a citocinese (divisão do citoplasma).
A mitose por sua vez divide-se em várias fases:
- Profase (etapa mais longa);

- Metafase (máxima condensação dos cromossomas e disposição destes no plano equatorial);

- Anafase (rompimento dos centrómeros, separação dos cromatídios e ascenção dos cromossomas-filhos);
- Telofase (a membrana nuclear organiza-se de novo à volta dos cromossomas de cada pólo; reaparecimento dos nucleólos; fuso acromático dissolvido; os cromossomas descondensam-se, alongam-se, tornando-se visíveis e a célula fica constituída por dois núcleos).

Já na citocinese, existe uma grande diferença entre as células animais e as células vegetais. Enquanto que nas primeiras este processo ocorre por estrangulamento do citoplasma, nas últimas ocorre por alinhamento e dusão de vesículas do complexo de Golgi na região equatorial, com posterior deposição de celulose.

0 comentários:

Enviar um comentário